dezembro 31, 2005

É Hoje!!!!!

É Hoje! É hoje o dia da passagem de ano....aquele dia tão esperado, tão sonhado! O dia em que se atiram para trás das costas os maus momentos do ano velho e se segue rumo ao ano novo, entrando nele com os dois pés direitos, bem direitinhos (para quem sofre de pés chatos, em caso de persistência, para mais informações, contacte o seu médico ou farmaceutico e siga as inicações do folheto). O significado atribuido a este dia é forte, é bonito, é lírico...tem até um toque romântico, não acham? E todos nós, inevitavelmente, quando acabam de soar as 12 badaladas, já nos sentimos outras pessoas...como se se tivesse dado uma metamorfose. Sentimos que, agora sim, a nossa vida vai começar de verdade, vamos ser felizes, vamos todos encontrar as respectivas almas gêmeas, vamos ter todos sucesso nos estudos e no trabalho, vamos realizar viagens maravilhosas e nunca, jamais, vamos sentir saudades dos tempos idos..."aliás, aquela pessoa do ano passado que dizia-se ser EU, não era eu de certeza, era alguém que me estava a possuir o espírito". E é também neste dia que nos mandam mensagens sugestivas pessoas que não vemos há mais de 10 anos, e que jamais vamos voltar a ver, mas que se "lembraram de nós" e então fazem questão de nos desejar, do fuuundo do coração, um ano novo excelente. É de um amor desinteressado tocante.
E esta sensação de mudança dura, dura até....ás 15h do dia seguinte, que será a hora (mais coisa menos coisa) em que as pessoas acordam depois dos festejos. E eu pergunto-me....porque cargas de água voltamos a sentir o mesmo na próxima passagem de ano?
Acordamos com uma dor de cabeça infernal, uns porque beberam demais, outros porque levaram com panelas na cabeça ou marteladas engraçadinhas, outros ainda porque se engasgaram com as passas e o esforço para as expelir fez acontecer qualquer coisa estranha no cérbero (um rebentamento duma veia, quem sabe?). E por falar em passas....há outra coisa que eu não percebo...quem é que consegue engolir 12 passas ao mesmo tempo que dão as 12 badaladas e enquanto se formulam os 12 desejos?? Eu já tentei e nunca consegui!!!! Será que o meu relógio anda rápido demais? Eu detesto passas...mas juro que já tentei...quando vou a pedir o primeiro desejo e a tentar mastigar a porra da passa, já vai na 3ª badalada! Desisti faz tempo...
E continuando, além da dor de cabeça, ainda há uma quantidade de louça para lavar, umas paredes cheias de coisas estranhas coladas para enfrentar e umas cadeiras para colar. E se houver alguém jogado no vão de escada, inanimado, ainda se tem de prestar os primeiros socorros (ou antes os deseperados socorros). E onde está a alma gêmea? Era suposto aparecer plantada ali num vasinho...e onde está o sucesso profissional? Ah pois é, já tenho de ir trabalhar amanhã, raios! E onde....hei...onde é que eu estou?? Eu não conheço este sítio! Quem és tu?

Ana Luelmo

dezembro 20, 2005

QUEM É O ANTÓNIO!???????????

POis é...enquanto todos se perguntam "quem matou o António"...eu pergunto-me mesmo "quem é o António"!! Cada vez me espanto mais com a capacidade que este povo tem em absorver as telenovelas portuguesas. Eu sei que em tudo se começa do zero, que temos de dar a oportunidade de evolução, e que as bem ditas novelas já foram bem piores... mas... como é possivel que TANTA GENTE veja (e goste verdadeiramente de ver) estas...coisas?
As novelas portuguesas falham em quase tudo. Os genéricos são pavorosos, os nomes das novelas são sempre de músicas já existentes (mesmo para não dificultar a escolha da banda sonora)e os guiões são de levar as mãos à testa. Os actores, coitados, mesmo aqueles que são minimamente promissores, levam com uns textos medonhos, mal construídos e, sobretudo, irreais. Escusado será dizer que a maioria deles nem sequer têm qualquer formação, foram encontrados nas caixas dos Feira-Nova's ou à saída das secundárias... "Ah, tu..tu és jeitosinha...ora dá lá uma voltinha amor...sim, isso. Acho que estás aprovada, toma lá o meu cartão e passa lá nas produções.". E pronto, ali está uma actriz em rápida ascensão. Qualquer dia está na Quinta das Celebridades...dá só um tempinho pó diabo esfregar um olho.
E aqueles cenários? Não tenho palavras... As casas são sempre hiper-mega fashion... com as últimas tendências da decoração...IKEA por todo o lado. Nos "Morangos com Açucar" há lá um quarto cheio de bolas pintadas na parede...e ténis arrumados em prateleiras... pha..tudo bem, pode realmente haver pessoal que pinta bolas nas paredes, eu pintaria...mas nunca arrumaria ténis em prateleiras!!! E depois podia ser só essa personagem a ter ideias "à frente"...mas não, todos eles tem quartos cheios de cor, cheios de móveis pop-style e tal...até a estupor da personagem mais arrogante, que prentedia ser um gajo idiota e mal formado, que, supostamente, nem tem pai nem mãe, mas também esse tem um quarto upa-upa decorado.
E a iluminação? Vêm-se as sombras projectadas de tudo...não dá nada a sensação de estarem num estúdio manhoso, nada! Nei sei como não aparecem os cabos das câmeras.
As histórias andam sempre à volta do mesmo, são as rivalidades entre irmãos e trinângulos amorosos, incestos e ceguinhas. E quem é o António? E porquê que a fita do último episódio da novela desse "António" viajou em Alta Segurança, numa carrinha blindada, com um helicopetro a sobrevoa-la? Um pouco SHOW OFF, não? Mais rapidamente a carrinha é assaltada para lhe levarem as jantes do que a porra do final da novela não se das quês... E deixem lá...não quero saber quem é o António.

Ana Luelmo

dezembro 17, 2005

Compras de Natal

Que linda época esta, não? As ruas são iluminadas pelos mais variados motivos: anjinhos, sininhos, bolinhas e pais natalinhos. Ecoam músicas nataíicias...o friozinho de estalar os ossos até sabe bem, quando bem enroladinhas em caxecois e luvas quentinhas. O cheiro das castanhas invade-nos as narinas e duplicam-se os pais natais em todas as esquinas. Pois é...é tudo muito lindo...mas muito pouco espirituoso!
As crianças de hoje mal sabem, se é que sabem mesmo alguma coisa, porque se festeja o natal. Eu falo isto com razão de causa, porque mesmo nos meus tempos de criança (não há muito tempo) o natal já era mais virado para as prendas do que para outra coisa qualquer. Mas agora sinto mais agressividade em tudo... Antes os anúncios de brinquedos só davam de manhã, com os desenhos animados...agora dão de manhã, à tarde, à noite...quase ininterruptamente...anunciam as mesmas porcarias de sempre, desde cães robots a bonecas horrorosas que mijam e cagam e que dizem "mamã, papá, quero comer, quero peidar-me..."; ou os famosos ActionMan (o action man fuzileiro, o action man matador, o action man estripador...), e uma infinidade de coisas pouco ou nada didáticas. E como os putos de hoje em dia já não brincam na rua, não jogam à apanhada nem às escondidas, à cabra-cega ou aos polícias e ladrões, porque na rua estão só pedintes e os tarados, nem fazem bolos de areia porque suja as mãos...ficam em casa de olhos pregados no televisor, a comer shetoos com manteiga, a ver todo esse mundo de coisas novas que eles vão, de certeza, querer pelo natal. E é claro, se houver dinheiro, os ditos putos vão ter mesmo tudo o que querem. Senão fazem um escândalo e atiram-se para o chão a bater com a própria cabeça no soalho.
E para além das prendas para os pirralhos mal educados, lá vai tudo a correr comprar mais prendas para este e para aquele. Para o menino do Tó, porque o Tó mudou-me um pneu no outro dia; para a netinha da Dona Idalina, porque a Dona Idalina emprestou-me uma cebolinha há dias; para os miúdos do Esteves, porque a mulher dele viu-me a sacudir um tapete em cima do estendal da Sra do 5º andar. E depois têm de comprar também prendas para a família toda, desde primos e tios que nunca vêm, às avós que estão entravadas numa cama o ano inteiro, às quais não ligam nenhuma, mas pelo natal levam com umas pantufinhas para aquecer...como se as pantufinhas substituissem a falta de atenção. E não interessa que as pantufas lhe sirvam, apenas interessa que lhe dêm a porra das pantufas.
Eu não sou religiosa...não sei sequer se acredito no nascimento do menino Jesus e em todo o bem que ele terá (ou não) feito...mas também não faz mal nenhum que se mantenham tradições, quando estas são puramente inofensivas e só aludem à união das pessoas, à propagação do bem e da solidariedade. Claro que melhor seria que as pessoas fossem boas e solidárias o ano inteiro e não só quando chega o Natal... mas enfim... deve ser para terem mais hipóteses de receberem pelo natal o Mp3 ou a Última Playstation.
É triste...é triste ver que as pessoas nem sequer se divertem, antes pelo contrário, andam stressadíssimas porque ainda não compraram tudo e porque já nem têm mais dinheiro e vão ter de pedir empréstimos...quase que as ouço dizer "Fosgasse, ainda não tenho nada para dar à parva da Inês...e está a fazer-me perder cá um tempo! Porquê que ela existe???"
Na rua ou nos centros comerciais as pessoas empurram-se, abalroam-se, insultam-se, para passarem com os sacos de compras. E, provavelmente, tudo aquilo que compraram nem sequer é útil para quem vai receber. A minha pregunta é: o que dar a pessos que já têm tudo? Nada... Eu não vou dar nada a ninguém, porque, felizmente, todas as pessoas que rodeiam a minha vida, não têm falta de nada...e portanto não vou comprar um pavãozinho de cerâmica ou um conjuntinho de pegas só para dizer que dei alguma coisa... Mas vou, com certeza, sentar-me à mesa, falar disto e daquilo, rir e gargalhar, partir o tradicional perú recheado ou o bacalhauzinho cozido...e vou estar com aqueles que mais gosto. E ponto final. Haverão lacunas, haverão lugares vazios à mesa... mas não no coração.
Este texto é um pouco mais serio que os habituais. Mas é a expressão da minha "revolta"...e para que quem estivesse a pensar dar-me seja o que for pelo Natal... que não precisam preocupar-se... um "Alô! Tudo bem? Vai um cafézinho?" ou um "hoje lembrei-me de ti!"...ou...enfim...qualquer palavra...tem mais impacto que um embrulho...

Ana Luelmo

dezembro 04, 2005

Deliciosos estudos

Ao realizarmos um trabalho de investigação, para Cultura Visual, sobre a Faculdade de Belas Artes e seu passado como convento de S. Francisco, destacamos algumas passagens de livros e recortes que nos passaram pelas mãos e nos fizeram mijar a rir.
Ora leiam e aprendam!

"O Pavoroso incêndio de 1741

Corria o mês de Novembro, quando no dia 30 rebentou de madrugada o incêncido. O fogo, na sua indomável voracidade, irrompera com tanta violência, que em poucos segundos atingiu o meio do corredor da referida Enfermaria (agora vem a parte escabrosa).
Um religioso que se encontrava entregue ao curativo de um seu companheiro gravemente enfermo, precipitava.se para fora da enfermaria, quási sufocado pelo fumo, indaga espavorido qual a sua causa, dá pelo incêncido, corre à primeira cela que se lhe depara, avisa o Rev. P. M. pregador, Frei Luis da Trindade, que horrorisado se dirige para a porta, mas vendo-a impedida pelas chamas, ao mesmo tempo que a cela começava a arder, corre para uma janela, e atira-se para a rua, numa inaudita aflição, e tão grande foi o baque, que, batendo com o peito no chão, ficou a jorrar sangue pela boa, em golfadas sucessivas.
Imediatamente sangrando, ficou melhor, e passados três dias foi pregar.
O Rev. P. M. Frei Teodósio da Silva, acorda e pressentindo o perigo imediato, abandona a sua cela, transido de medo, e lança-se também para a rua por uma janela; torce um pé.
(...) Apesar de, toda a actividade e vigorosos esforços empregados, tudo foi insuficiente para debelar esta formidável tragédia
(perdão?formidável...tragédia???) em que os hábitos brancos dos Trinitários mesclados com os pardos dos Carmelitas, se agitavam num vaivém fantástico, como uma dança macabra, através dos rolos de espesso fumo, e do crepitar do fogo, devorando os madeiramentos.

Agora outro...

"(...) Quando Convento, nele viveu, entre outras, a Comendadeira D. Inês Pires, filha do Barbadão de Veiros" Bonito nome...sim senhora!!

Outro...

"(...) Permite-se-me um pequeno desvio (raios parta o autor que estava sempre a fazer desvios para fofocar a vida alheia).
(...)D. Tereza e D. Mafalda foram casadas. A 1ª casou em 1190, com Afonso IX de Leão, mas o matrimónio foi anuladao em 1195 em virtude de impedimento canónico de parentesco em grau defeso(...) HÃ? HEIN?
Ela, regressando a Portugal, recolheu ao Convento onde morreu Santamente(...) A segunda casou em 1215 (...) mas dentro em pouco ficou viuva sendo donzela, por o matrimónio não se ter consomado(...)
Entre as várias cláusulas do seu testamento, há uma, assaz interessante, que determina que se dê a cada Eclesiático, que assista ao sufragado aniversário da sua morte, o seguinte: um tostão em dinheiro, um prato pequeno de ovos reais, outro de tremoços, outro com uma queijada, um biscouto, uma talhada de pão leve, uma caixa pequena com marmelada, um prato de trutas, cinco pais de trigo com quatro pontas cada um, um savel e três canadas de vinho
" HAI DE QUE OS Pães NÃO TIVESSEM 4 PONTAS!
(e diziam-se eles, os Franciscanos, pobres e humildes por auto-determinação)

E cá vai outra pérola...

(...) D Felipa da Silva, mulher de D. Jorge de Almeida, que foi capitão-mor das naus da Índia, era filha bastarda de D. Álvaro da Costa, a quem chamavam "o Queimado", pelas cicatrizes que lhe desfiguravam o rosto, e que desconsolado com a sua fealdade, se fez padre, mas, embora feio e clérigo, foi pai de nada menos de 12 bastardos!
Quantos teria tido se fosse belo e não fosse frade.
Portanto...quem é feio...não pode...efectivamente... ter filhos! Só bastardos!!

E assim se passa uma noite inteira, pespegadas ao computador, e às milhares de folhas fotopiadas destes documentos antigos, maravilhosos!

Ludeiro