dezembro 20, 2005

QUEM É O ANTÓNIO!???????????

POis é...enquanto todos se perguntam "quem matou o António"...eu pergunto-me mesmo "quem é o António"!! Cada vez me espanto mais com a capacidade que este povo tem em absorver as telenovelas portuguesas. Eu sei que em tudo se começa do zero, que temos de dar a oportunidade de evolução, e que as bem ditas novelas já foram bem piores... mas... como é possivel que TANTA GENTE veja (e goste verdadeiramente de ver) estas...coisas?
As novelas portuguesas falham em quase tudo. Os genéricos são pavorosos, os nomes das novelas são sempre de músicas já existentes (mesmo para não dificultar a escolha da banda sonora)e os guiões são de levar as mãos à testa. Os actores, coitados, mesmo aqueles que são minimamente promissores, levam com uns textos medonhos, mal construídos e, sobretudo, irreais. Escusado será dizer que a maioria deles nem sequer têm qualquer formação, foram encontrados nas caixas dos Feira-Nova's ou à saída das secundárias... "Ah, tu..tu és jeitosinha...ora dá lá uma voltinha amor...sim, isso. Acho que estás aprovada, toma lá o meu cartão e passa lá nas produções.". E pronto, ali está uma actriz em rápida ascensão. Qualquer dia está na Quinta das Celebridades...dá só um tempinho pó diabo esfregar um olho.
E aqueles cenários? Não tenho palavras... As casas são sempre hiper-mega fashion... com as últimas tendências da decoração...IKEA por todo o lado. Nos "Morangos com Açucar" há lá um quarto cheio de bolas pintadas na parede...e ténis arrumados em prateleiras... pha..tudo bem, pode realmente haver pessoal que pinta bolas nas paredes, eu pintaria...mas nunca arrumaria ténis em prateleiras!!! E depois podia ser só essa personagem a ter ideias "à frente"...mas não, todos eles tem quartos cheios de cor, cheios de móveis pop-style e tal...até a estupor da personagem mais arrogante, que prentedia ser um gajo idiota e mal formado, que, supostamente, nem tem pai nem mãe, mas também esse tem um quarto upa-upa decorado.
E a iluminação? Vêm-se as sombras projectadas de tudo...não dá nada a sensação de estarem num estúdio manhoso, nada! Nei sei como não aparecem os cabos das câmeras.
As histórias andam sempre à volta do mesmo, são as rivalidades entre irmãos e trinângulos amorosos, incestos e ceguinhas. E quem é o António? E porquê que a fita do último episódio da novela desse "António" viajou em Alta Segurança, numa carrinha blindada, com um helicopetro a sobrevoa-la? Um pouco SHOW OFF, não? Mais rapidamente a carrinha é assaltada para lhe levarem as jantes do que a porra do final da novela não se das quês... E deixem lá...não quero saber quem é o António.

Ana Luelmo