novembro 30, 2006

Renovar, reutilizar e reciclar

Quem não conhece esta cantinela da regra dos três r's? Toda a gente conhece, ou pelo menos quase toda. Eu, particularmente, tive de a saber na ponta da língua, porque há uns anos atrás (dos quais não tenho saudades) integrei uma pequena peça de teatro da bem-dita área-escola onde o meu papel era o de um caixote que tinha de gritar "Reciclar!". Escusado será dizer que, apesar das optimas intenções pedagógicas infantis, a peça era ( e foi) um horror.
Mas voltando à questão inicial... Eu, e com certeza algumas pessoas mais, esforço-me realmente por dar o meu melhor enquanto cidadã civilizada e esperançosa de um futuro mais limpo. Faço a separação do lixo: papel para um lado, embalagens para outro e o vidro para outro. Concordo que já basta ter um saco de lixo a cheirar mal, sendo que ter não um, mas quatro, a ocuparem uma parte substancial da dispensa é penoso do ponto de vista logístico, mas de resto, não vejo onde está a grande dificuldade de separar o lixo.
Mas é muito triste, indo eu munida de sacos devidamente organizados por 'classes', chegar aos ecopontos e deparar-me com a recorrente miséria. Como a recolha do lixo dos ecopontos não se faz todos os dias, e nem sei, afinal, se todas as semanas, o lixo acumula-se de tal maneira...que já ninguém destingue onde são as embalagens e onde é o papelão e a zona mais parece uma lixeira municipal. Como se não bastasse há uns quantos idiotas (desculpem, mas teve de ser) que se estão pouco importando para todo um esforço colectivo e para lá atiram sofás, carrinhos de bonecas, roupa, cascas de banana e mais uns 'suvenirs' indispensáveis.
E eu pergunto: não é dir à cara a esta gente? Eu cá punha camaras de vigilância para ver quem são estes incipientes e no dia seguinte punha-lhes os sofás e as máquinas de lavar à porta a dizer "como não existe qualquer diferença para si entre um papelão e ferro-velho, eu achei também que a sua casa era optima para tais dejectos".
E os anúncios que passam na televisão a sensibilizar para a causa são tão engraçados e chamativos...não percebo o que é que falta para as pessoas começarem a ser mais ligadas a este tipo de assuntos.


Ana

3 Comments:

At 4:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

concordo ctg... mas tb moramos em alfurnas city, axo k nos outros sitios n e bem assim... n sei, mas de kk das formas, fka o aviso, axo k deviamos todos ter mais cuidado... afinal de contas tamos a sujar o sitio onde vivemos, depois a familia vem nos visitar e fka com ma impressao, como tb os namoraditos ou algo k se pareça... temos de causar BOA IMPRESSAO NE?

by vera

 
At 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também concordo absolutamente.
Os ecopontos passaram a ser as lixeiras municipais a céu aberto. O pior é que a situação se está a tornar gradativa e quase incontornável como tudo neste belo país à beira-mar plantado.
Devia haver mais intervenção, mais fiscalização. Afinal trata-se de espaços públicos onde toda a gente respira os odores nauseabundos do fruto da impaciência e correria humanas.

 
At 11:50 da tarde, Blogger Unknown said...

Pois é juventude. O problema não está em vocês morarem em alfurnas, mas sim na mentalidade do ser humano em geral. Como somos todos diferentes uns dos outros e cada um acha que está certo,e o que faz está bem ou simplesmente se está burrifando para o resto do mundo, existem regras e normas para cumprir. Só que muitas dessas regras neste pais não se cumprem porque os próprios que as fazem também só pensam neles e se estão á maneira deles a borrifar para os outros. Mas digo vos que também há quem ocupe tais cargos que são mesmo ignorantes em certas materias para as quais inventam as tais regras.
Isto tudo, começa com a taxa do lixo a ser paga a proporção da água que gasta.Outra é, a existencia de contentores do lixo nas ruas onde toda a gente deposita o que quer e lhe apetece incluindo ecopontos. Depois ninguém sabe quem foi. A unica coisa que eu peço aos nossos espécie de politicos é, já que não pensam nem sabem inventar nada com espirito e rigor, então que copiem pelos que sabem.A copiar também se aprende. Na Alemanha todas as casas de habitação tem 3 baldes com tampa com capacidade para 100L ou mais. Depende se for condominio o balde é maior cerca de 250 a 350L. O amarelo é para plastico e metal, o azul é para papel e cartão,e o castanho para o restante lixo. Em cima das tampas existe uma vinheta com código de barras que identifica o proprietário dos baldes. Este sempre que tenha qualquer um dos baldes cheios, coloca o balde á beira do passeio de sua casa e os homens do lixo que passam todos os dias despejam o lixo no camião e voltam a deixar o balde do lixo no mesmo sitio para o proprietário mais tarde o recolher para casa.Depois dele despejado o funcionário do lixo passa com uma maquineta de leitura de código de barras e regista o serviço prestado. Mensalmente o proprietário dos baldes recebe factura do serviço que lhe foi prestado, e só paga os baldes de lixo que durante o mês encheu.
E, assim já é fácil de controlar a separação do lixo de cada um, porque se misturar outros lixos no balde paga multa. O vidrão é o unico contentor exposto na via publica para uso geral.

By Victor (Pombal)

 

Enviar um comentário

<< Home