outubro 08, 2005

Carro...para que te quero?

Cheguei áquela idade crucial em que das três, uma: finalmente já tens a Carta, estás a tirá-la ou és uma triste se não te encaixas nas duas primeiras hipóteses.
Eu por acaso estou a tirar a carta. Sim, preocupo-me com o meio ambiente, com os níveis exorbitantes de poluição na atmosfera, com o esbanjamento dos recursos naturais e com o sedentarismo...mas numa cidade em que o metro fecha à 1H da manhã e só volta a abrir às 6h, em que os autocarros da linha da madrugada aparecem de 2 em 2 horas e não chegam sequer a 5km do teu bairro e onde os táxistas parecem estar sempre com pressa para tirar o pai da forca, e quase te matam...ter um carro e, já agora, a Carta (sim, a Carta, esse pequeno promenor) é quase um bem essencial. Porque se sais à noite, ou entras no metro antes da 1H para voltar para casa, ou terás de esperar até que abra lá para as tantas. É que nem sempre me apetece estar 7/8 horas a bombar! Muitas vezes chegam as 4H e uma pessoa já está mais para lá do que para cá...e só apetece é uma almofada!! Mas isso sou eu...já sei que vai haver muito boa gente que vai ler isto e dizer "Ai, a miúda é uma totó!". Deixem-me ser...

E agora vou-vos falar das minhas aulas de condução. O meu instrutor (não vou dizer o nome da Escola para não haver chatices) é uma simpatia. Uma verdadeira delicadeza! Passa as aulas a mandar sms's e fuma quando quer, sem sequer me perguntar se incomoda...é que é muito agradável ir dentro dum CÚBICULO a inspirar tabaco.
Depois só diz a direcção em que tenho de ir, não fala mais nada, vai o tempo todo com uma cara de quem está com prisão de ventre. E quando fala, fala tão baixo que eu nem ouço. Diz para eu virar à direita, mas como eu não ouvi vou em frente... Aí ele altera-se... "ONDE É QUE VAIS? EU DISSE PARA VIRARES À DIREITA! NÃO FAZES NADA DO QUE TE DIGO, FELNIX!". E como é que ele quer que eu o ouça se fala com um cigarro entre os dentes e após ter aumentado o volume do rádio para ouvir os Coldplay??
Cada vez que faço um erro, como não desligar o pisca, faz aquele ar de desliga-me-essa-merda-sua-mongoloide-ingrubina-és-mesmo-deficiente-motora.
E quando o bom do homem decide sair do carro disparado para mandar umas c*ralhadas a não sei quem, que fez não sei o quê? FREAK!
E quando chegamos, finalmente, à garagem, ele faz questão de ser ele a arrumar o carro (eu repito, ele deve achar que sou deficiente motora) e fá-lo em alta velocidade, com guinada atrás de guinada, derrapagens e chiadeiras até que trava mesmo em cima dum aluno assustado ou do carro do colega. Isto tudo num espaço de uns escassos metros quadrados, atolado de carros da escola. E eu pergunto-me "Para quê isso, homem? Para mostrares que és habilidoso, mas estupido que nem um urso?". Grande exemplo este.

Ana Luelmo