julho 26, 2004

Dias deprimidos

Sabes aqueles dias em que acordas às 14 horas, após 12 horas de sono ininterrupto, e verificas que a vida de toda a gente que te rodeia já começou pelo menos há 4horas..mas ninguém se dignou em acordar-te?
E só saíste do coma porque uma cadela com bafo de bife te deu uma valente lambidela pela cara acima... eu adoro cães, não é esse o caso... mas quando se tem um bicho em casa que come desde cestos de verga a pomada Halibut, o resultado não é normalmente satisfatório!
É claro que o resto do dia tambem nao está para te agradar, começa tudo a correr mal. Obviamente, às 14 horas, já não há pequeno- almoço para ninguém...o irmão mais velho tem o refinado hábito de comer 3 sanders d'atum e mais um suplemento vitaminico à base de todas as frutas existentes no frigorfico... ok, ficamo-nos por aquelas barritas com passas que ninguém come e já se encontram em detrioração.
É igualmente óbvio que a caminho da cozinha puseste a "pata na poça"...não se pode obrigar cadelas de 6 meses a saber distinguir entre o tapete persa do corredor e o matagal selvagem que fica nas traseiras de casa.
Nesse dia resolveram cortar a água para reparações nos canos... Queres tomar banho? Deixa lá isso, jovem! Mania das mordomias! Na tropa é so uma vez por semana!
Está um calor abrasador, podias estar no Algarve, mas não...estás algures nos arredores de Lisboa, que, como toda a gente sabe, equivale a um amontoado de betão armado, com estendais pejados de roupa foleira a dar a dar ao vento (quente e cortante), com IP's, auto-estradas, nacionais, itinerários complementares a circundar o bairro... respira-se saúde, minha gente! Isto quando não existe uma obra qualquer parada há 2 anos mesmo em baixo da tua janela.
Na TV só dão programas de terapia ocupacional, para reformandos e outros que para lá se inclinem, onde fantásticos grupos vao actuar, desde os Maxi, os Popsi, as Sexy, as Dondocas, as Escandalosas, as Badalhocas...A Simara! Essa grande senhora, também dá os seus acordes... todos eles com refrões originais e extravagantes, como "és a razão do meu viver", "afinal havia outro", "anormalmente apaixonado", "nao te quero mais", "vai-te embora"....acompanhados de coreografias as quais podiamos designar de "Arte".
Enfim, a tua cadela acabou de te roubar a única barrita existente na caixa, nem se dignou em deixar a embalagem. Agora, neste preciso momento, está a roer a cómoda da entrada...que importa!
Há dias assim... mas tudo passa... e a única certeza que temos.. é que todos vamos um dia... nao é amiga fanzendeiro?

Agora é que disse uma grande verdade cara Lueler...
Ele há dias em que mais vale a uma pessoa ficar na cama o dia inteiro...já que se acordou às 15 horas, bora lá ficar a esfregar a cara na almofada e a imaginar romances impossiveis com o Jude Law.
Mas o pior, o pior de tudo é saber que nem ficando na cama o dia todo, ignorando o mundo maravilhoso que se apresenta lá fora, esquecendo as poças que os cães de 6 meses e até mesmo as que os cães idosos incontinentes adoram deixar como quem não quer a coisa, se está livre de se ser alvo de alguma desgraça. Nunca se sabe quando é que a vizinha de cima, obesa, resolve começar a practicar Hip Hop, e eis que a meio de um 99 frenético, nos cai em cima, furando o tecto e partindo o valiossissímo lustre de cristal da Pomerânia que foi uma prenda da tia Adozinda.
O sofà também não é uma hipótese 100% viável, porque à televisão pode lhe dar para explodir, e como eu a compreendo... eu também preferia explodir do que ser emissor desses tais Maxi, das Bardajonas, das Bebés Açucaradas ou até dos Excessivamente Talentosos!
Ser um cidadão do mundo não é fácil, ter de encarar de cara alegre todas as peripécias que o mundo engendra não é para qualquer um. É preciso ter criatividade para não se morrer de fastio, e ser-se suficientemente inteligente para dar a volta a estas situações.
Às vezes não te apetecia ser uma minhoca? Um pêssego, um polvo, uma jarra ou até uma flor de plástico?
Ao menos assim não tinha preocupações com o meu cabelo, se está lavado e penteado, se não tenho uma folha de alface colada aos incisivos, se a celulite do meu rabo se está a notar, em mandar uma piada fantástica para toda a gente se rir, se não tenho um macaco balançando-se nas lianas do meu nariz ou até se o dedão do pé é suficientemente atraente ao gostosão do salva-vidas!
Um dia mal passado tira anos de vida a uma pessoa... hoje sinto-me aí com 40 anos, mais coisa menos coisa...apetece fazer alguma coisa de útil, mas quando se pensa no que se vai enfrentar se ajudar-mos uma velhinha a atravessar a rua, a iniciativa esvanece-se, porque muito provavelmente vamos levar com a bengala na focinheira, graças a Deus, orgulho é coisa que não falta a esta gente simples...mas bonita!
O que nos vale é que nos apoiamos umas às outras e vamos consolando a nossa tristeza na parvoeira que sabemos fazer tão bem e como ninguém...sim, porque até para se ser estúpido é preciso talento!
A juventude é uma coisa linda!