fevereiro 22, 2004

Ode à televisão portuguesa

Ora abençoada televisão.
É tão aprazível estar uma tarde inteira no sofá a ver a programação variadíssima da nossa televisão!
Num canal dá…amm..telenovelas…quantas mesmo? 10? 12? Coisa pouca, nem dou por elas. A seguir à última telenovela, vem…outra telenovela! E quando achamos que vamos finalmente ver qualquer coisa como um programa da BBC ou quem sabe uma documentário sobre um artista qualquer… qual quê! Se queres cultura, assina a TV Cabo, e no meio de 60 canais, arranjas 3 bons para ver!
Agora, toma lá com a repetição da repetição da repetição da novela de ontem! Incha porca….
Após o único momento em que tivemos oportunidade de nos instruir um bocadinho, Telejornal, virá outra telenovela, e depois, uma série novela. Se bem que até o Telejornal se preocupa mais em falar de romances cabulescos entre senhores e criancinhas indefesas ou da plástica que fez o Berlusconi; isto se ainda não estiverem a fazer a 3ª missa do 7º dia da morte do Feher. O pobre coitado deve estar-se a revirar na tumba!
Depois, nos intervalos das noticias de pedófilos, dos Hooligans que arrancam cadeiras e incendeiam carros, do futuro casamento do rei de Espanha com uma Letizia qualquer, que nem interessa ao S. António, padroeiro dos casamentos, vêm senhoras dizer que “Portugal é o cu da Europa”…pois é…por mais patriota que queiramos ser, a boca às vezes tem tendência para fugir para a verdade, a marota!
Mas é como eu lhe digo, nós somos o que queremos.
As televisões não dão aquilo que precisamos ouvir, mas aquilo que gostamos ouvir. É isso que dá audiências, mô filho!
Tas a imaginar o Hugo Silva, do 4º F da Póvoa de Santo Adrião, mecânico profissional, a ver programas como “ Impressionismo, uma corrente de sensações”, ou “ Clonagem, prós e contras”, ou ainda “Violência nos estádios; como acabar com ela?”?
É claro que não! Teria de ter um tradutor simultâneo, já agora um dicionário interactivo, para as palavras difíceis! É demasiado custo para instruir gente que acaba sempre no canal Sport Tv ou Playboy. E não há cá desculpas se a Sport Tv está codificada, porque andar à procura dela na parabólica do vizinho, lá isso sabem eles.
Ou então vão para a tasca do Lino, enfiar umas Imperiais pelo tubo abaixo, comer amendoins e ver o jogo. No final se não houver pancadaria, é porque o jogo não foi bom. É claro que o Sr. Lino já pregou as cadeiras ao chão, e tem um bastão atrás do balcão, para usar e abusar em qualquer engraçadinho que se ponha a beber cerveja de pressão, directamente da torneira!

Ana Luelmo