fevereiro 21, 2004

Ginásios

Não podíamos perder a oportunidade de falar deste microclima que é o ginásio. Digamos que vamos falar da BBC vida selvagem em ponto pequeno, à escala humana.
Dentro do ambiente “ginásio” existem várias espécies a serem consideradas: existe o homem Brutómonstro; o Frangóliteos (que aspira a Brutómonstro); e o médio equilibrado, o Chatóliteos (um sonho de homem).
Passemos agora ao feminino.
O equivalente ao Brutómonstro será a Broncólitica, espécie muito rara, quase nunca vista; depois temos as Infezadix e as Malhadéticas; havendo ainda as simpáticas Gordunfas.
Passemos à descrição de cada classe:
O Brutómonstro é aquele espécime que já nasceu inchado, mas que aspira sempre a mais, e que morre na eventual ausência de uma barra de pesos na sua vida. É usual ouvir-se berros característicos como “Fód*sse, Fód*sse”, enquanto elevam 300 kg com um dedo; e depois, para culminar, um grito tribal “HuUaAHHHHH”. Se virem um gafanhoto a vir disparado contra o vidro, não digam nada, abstenham-se.
A alimentação baseia-se em bifes de vaca, bifanas de porco, coiratos e afinas, assim como “MISTER MÚSCULO”, um pó que vem em boiões industriais ou barritas energéticas.
A sua figura é bastante majestosa, imponente e intimidante. As pernas raramente se encontram, pois fazem ângulos de 90º, assim como os braços, devido à massa muscular exorbitante.
O pescoço ascende a 3 metros de diâmetro, nalguns casos, encimado por um pequeno alfinete, a que se dá o nome de cabeça. Tem uma esperança média de vida de cerca de 40 anos, nos casos mais felizes; mas são plenamente despreocupados, não tem emprego e passam a vida toda dentro do ginásio, a falar da Beyoncé e da Jennifer Lopez; assim como adoram dar “belinhas” aos putos da dança infantil.
A roupa não varia muito, o verdadeiro bicho de ginásio usa uma espécie de body, tal qual lutador de wrestling, uns calções azul-bebé ou às riscas vermelhas e bem colantes. E como verdadeiro ser selvagem, se tiver 3 ou 4 tatuagens, é só o mínimo que a tribo requisita.

O Frangóliteos é o básico Pintas, o verdadeiro homem da boina. Ohlecas! Sim, eles vão de boné para o ginásio! É verídico! Porquê? Porque faz parte da “pausa”, não pode descuidar-se da imagem nem no ginásio!!
Frangoliteos vem, como se pode ver, de frango. O Pintas é sempre um chassi de Frango, e em vez de disfarçar com umas calças largas, quiçá calças de treino, vão com umas agarradas ao rego…Oh meus senhores!
Vão para o ginásio mais para ver as garinas que outra coisa; e quanto aos pesos, 5 kg deve ser muito, mas orgulham-se de andar a passear com mangas à cava, com o sovacão de fora, soltando risos histéricos “he HE HE HEEEEE!”.
Os seus ídolos são, claro, o Figo, o Zidane, o Ronaldo e a Marisa Cruz. Ah! E o Fernando Rocha, esse grande senhor da gramática portuguesa!!
Quase todos eles têm o ginásio como complemento ao futebol, que jogam desde pequenos no clube do bairro. Mas todos aspiram a grandes senhores do músculo.

O Chatóliteos é, como o nome indica, o chato, o homem médio, o equilibrado, o que faz tudo com medições, que pesa as calorias e não inventa treinos à pressão. Traz sempre consigo uma maçã, duas peras, uma carcaça com queijo dietético e uma folha de alface; e nada atrás dos outros a ver se estão a fazer bem os exercícios, se não estão a forçar a coluna, bla, bla, bla… Enquanto o Brutus tem um poster da “Palmela Andressón”, o chato tem uma ilustração da roda alimentar no quarto.

Na secção feminina temos então a Infezadix, que são as magrelas que fazem de um tudo para aumentar o peso, para ganhar um músculo no rabo, mas que geralmente não tem grande fervor desportivo. Preferem ir mais cedo para casa, ver os “morangos com açúcar” (essa pérola da programação portuguesa), enquanto comem uma carcaça com manteiga e marmelada, que vai directamente, pensam elas, para o músculo dos glúteos (chama-lhe músculo, chama-lhe!!).

As Malhadéticas são as popozudas que se passeiam de fato de Lycra brilhante, rímel azul eléctrico e lábios delineados. São na verdade fruto de operações plásticas, verdadeiros sacos de silicone ambulantes (ou será a nossa dor de cotovelo…?).
Acham-se o “must” e passam a vida atrás dos monitores. As máquinas preferidas são com certeza as das pernas, principalmente uma em que se têm de deitar de barriga para baixo, numa pose pouco ortodoxa, enquanto fitam os olhos do grandalhão gostoso que está ao lado.

As Gordunfas são aquelas que acham que o simples facto de se inscreverem num ginásio já estão a emagrecer. Andam lá a passear as celulites, estão 5 segundos em cada máquina e passam o resto da hora a folhear a revista “Boa Forma”, que também as fez pensar que emagrecem enquanto lêem duas linhas.

Se quiserem constatar ao vivo, este fantástico meio ligue e inscreva-se nas excursões que nós organizamos ( com muito orgulho!).
Desde visitas de estudo para jovens a retiros espirituais. E, se ligar já, está automaticamente habilitado a ganhar um “perfectionista de tuertas”; um presunto serrano com 2.5 Kg; um cabaz com queijos vários e enchidos.