março 15, 2004

Os mandamentos para o começo de um, Talvez, futuro, quem sabe, promissor:

1. Para quê que vai deitar uma casca de banana no eco ponto azul se mais adiante há, de certeza, um caixote do lixo normal?
2. Já agora, não sinta pena do balde do lixo que tem em casa, porque vai deixar de ser tão utilizado. Separar o lixo é um contributo para um melhor futuro para os seus netos, que eu sei que já estão a ser sonhados.
3. Não desate a ofender as suas camisolas porque se lhe despontaram uns “borbotos”, muito menos vá a correr comprar outra. Que raio, se não quer ter problemaZINHOS desse género, vista sacos de plástico!
4. Não use o carro só para ir à esquina comprar um pacote de leite e um chupa-chupa.
5. Não estacione em cima das passadeiras, ou em sítios que possam estar escondidas, pelo SEU CARRO, informações fundamentais para evitar um acidente. Ah, já agora não conduza em contra-mão...mas só se se lembrar...
6. Não deite fraldas, pensos higiénicos, maçãs semi-comidas, sacos de plásticos, fogões, sanitas, etc, pela janela... Ou quer redecorar a estética urbanística? Sacos de plásticos presos nos galhos, ao sabor do vento...bem bonito! É pena estar tão visto!
7. Não ande aos pontapés aos caixotes ou aos bancos dos jardins. Já imaginou o que me aconteceria se fosse a sua casa e desatasse à biqueirada ao seu sofá ou ao DVD? Morria, no mínimo.
8. Talvez seja bom apanhar de vez em quando o autocarro, que por acaso pára em frente à sua porta, e que por acaso o (a) leva exactamente à porta do seu emprego. Poupava dinheiro, consumia menos combustível, poluía menos, ficava menos stressado (a), o rabo ficava de menor tamanho, era conduzido por alguém, podia ir a ler um livro ou simplesmente a dormir encostado (a) ao vidro, ou podia a conversa em dia com as milhentas almas desejosas de um pouco de atenção que deambulam pelos autocarros.
9. Não olhe tanto para os anéis da outra ou para a mochila de marca do não sei quantas. Que mania dos portugueses quererem aquilo que não tem!
10. Não vá para casa falar dos anéis pirosissimos que fulana tem, nem da mochila decadente que sicrano tinha. A seguir à inveja, o mal dizer é o pecado mais acedido pelos portugueses.
11. Seja mais agradável! Eu sei que o Benfica está a ultrapassar uma época má e que os saldos já acabaram. Mas não ofenda a pobre miudinha que, sem querer, lhe pisou o pé. E não chame nomes como “besta-quadrada” ao motorista do bus só porque ele não teve como fazer uma paragem brusca. Será que nunca viu aquele letreiro “SEGURE-SE BEM, O MOTORISTA PODE TER NECESSIDADE DE FAZER UMA TRAVAGEM BRUSCA!”. Se não, preste atenção para a próxima.
12. Produza qualquer coisa... trabalhe... e olhe que ir para o emprego todos os dias a horas, não quer dizer nada, porque, que eu saiba, o jogo Tetris ou a Paciência, que passa a vida a jogar láaa no seu serviço, não nos leva a lado nenhum!
13. E seja feliz com o que tem e com o que não tem. Eu sei que é difícil desejar um triciclo quando há quem tenha uma mota... mas se vir bem o lado positivo das coisas, a manutenção da mota ficar-lhe-ia mais cara...e só tem duas rodas...qual é a graça?

Ana Luelmo