janeiro 30, 2004

Ode aos toureiros de Portugal


Eh Toiro Lindo!
Ainda hoje me pergunto como é que o macho latino português, de grandes tomates e bigode entre a penca e o bocão, se deu à humilhação de usar aquele traje colante, de sócios arrepanhados e nalgas apertadas!
Mas quequé isso ó meu?
Ainda por cima orgulham-se de gritar, com uma voz colocada e em falsete, coisas como " Eh toiro lindo!"
Pelo amor da Santa! Valha-nos a Virgem, o Cálice Sagrado e a Divina face!
Parece que está a engatar o bicho!
De repente imagino-os, aos dois, toireiro e animal, dançando um bolero, entrando em êxtase ao luar! Ui que bonito...toiro de saias ondulantes de chita de padrões floridos, socas e castanholas; Toireiro com uma rosa vermelha na boca, de olhos semicerrados fulminando a bicha. Uma verdadeira estratégia sensual, ao som de "Borbujas de Amor" de Juan Luis Guerra.
E como é que alguém, alguém originário deste país à beira mar plantado, terra de Bárbaros sanguinários, me vai defrontar o toiro em cima de um cavalo amaricado? Cheio de florzinhas na lapela e tranças nas longas crinas? Oh bicha panasca!
E já viram como trota? Parece que tem medo de partir as unhas.
Uma tourada à seria devia ser com base no biqueiro e pêras!
Ólecas, uma biqueirada pelo toiro acima!
Aliás, aquela roupa de "pegar" de empurrão estaria fora de questão.
Toureiro que é português havia de ir de calção de banho e camisa aberta, balançando nos peitos cabeludos um brasão com o escudo de Portugal encimado por uma águia do Benfica!
Portanto Srs. Toireiros, façam lá um favor à nação e deixem -se lá dessas roupas de quem vai passar a noite no " Portas Largas".
Não há paciência nem estômago que aguente!
É que para além do fato ser justo, tem ainda a agravante de ter cores extremamente másculas, como o rosa e o amarelo, e aquelas coisas que preenchem todo um guarda-roupa masculino, que são as lantejoulas.
Qualquer dia estão na arena de batôn rouge intense, rímel e sombra dourada não?
Onde é que já se viu isto?
Claro, como temos de imitar tudo e todos, não podíamos ter copiado outra tradição qualquer, não, tinha de ser a coisa mais amaricada que existe!
Estou mesmo a imaginar o Sr. Português a meditar no assunto:
" Ora bem, está-me a apetecer copiar uma tradição qualquer...calha bem, vou já aqui a Espanha porque diz que está cheia delas.
Mmmm...esta Tomatina se não fosse tão violenta até que podia ser...espera lá, tem homens nus... e o tomate faz bem à pele...mas é muito violento, ainda se magoava alguém.
MAS O QUE É AQUILO???
Um cavalo branco montado por um homem com um fato completamente amaricado, voz amaricada, cores amaricadas, o cavalo decorado com coisas amaricadas, trotando amaricadamente, fugindo de um bicho horrível dentro de uma arena cheia de areia fedorenta, e plateia que cospe gafanhotos enquanto grita "Olé!"; numa actividade sem nexo e finalidade alguma senão o facto de ser um acto perfeitamente bárbaro, irracional e cobarde????
É isto mesmo que vou copiar!!! "
Alguém que tenha a coragem de acabar com isto.
É que qualquer dia estão os toiros a entrar em rituais suicidas colectivos; não conseguiram morrer todos com a BSE, por isso já devem de estar a magicar outra epidemia qualquer, porque não deve ser fácil ser-se espetado por ferros decorados como que para os Santos Populares e ao mesmo tempo ser chamado de " lindo!"
Vamos lá acabar com isto, já teve piada em tempos, mas JÁ NÃO TEM!!!
Eu adoro Portugal!