janeiro 30, 2004

Sr. Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de Alfornelos

Venho por este meio informá-lo do meu descontentamento com algumas situações.
Não é de hoje, já vem de longe a minha grande tristeza da palavra " Brandoa" não constar mais nos B.I.s dos cidadãos Alfornelenses. Em vez disso lê-se
" Amadora".
"Amadora" ????
Terra de Mouros sem coração e sem fé, onde ainda predominam rituais de escalpar e torturar os forasteiros da Lisboa longínqua!
A Brandoa, terra de tradições e sabedoria conterrânia, essa sim, merecia subir a cidade!
BRANDOA A CIDADE
DE VOLTA À COMUNIDADE
E COM ELA A FELICIDADE!
À parte do facto da Brandoa ter sido, até à bem pouco tempo, um dos maiores bairros clandestinos da Europa, viveram-se grandes momentos nessa grande terra!
Sr.Lourenço, meu conhecido do peito, nasceu e cresceu no coração Brandoino, no meio de gentes puras e tradicionalistas.
É com lágrimas nos olhos que me conta as suas travessuras de piquenos diabos, rua abaixo num cartão com rodas, pejado de crianças diabólicas, até chegarem ao fundo do vale; ou por vezes entrarem por uma montra adentro. Hoje relata as suas aventuras com ânimo, no meio de gargalhadas e gafanhotos saltitantes mas, com tristeza de saber que não mais poderão continuar a construir edifícios de talha original e tradicionalista, morro acima, alargando os horizontes das Káthias Vánessas e Rubens Micáelis.
Os Brandoinos, tal como os Incas, os Astecas ou os Maias, serão o próximo povo condenado à extinção; ( porém mais dramática, pois não deixam qualquer acervo histórico e cultural).
Sr. Lourenço fala "Vivi lá pouco tempo, mas vivi os momentos mais importantes da minha vida, c******! Lá nasci, no 3º B do prédio verde alface, rodeado de pessoas conhecidas e mirones..., dei os meus primeiros passos no café do Ruca Meireles ( GRANDE RUCA!!), num dia qualquer em que lá fui comprar vinho pó meu pai, (devia ter alguns 5 anos); a minha 1ª palavra, aos 10 anos, foi " P*** que te pariu, fódexx...", quando a minha irmã mais nova me tirou a chucha da boca... Enfim, os meus camaradas em tótil, meu!
Eram o Bocas, o Sonic, o Punhetas e o Argolas.
Bem...não vale a pena dizer o motivo do nome Bocas.
O Sonic assemelhava-se ao seu homónimo no cabelo espetado e na velocidade com que corria morro abaixo quando a bola de futebol se escapulia pela janela fora... E cá vai disssst!
Punhetas ...errg...porque...sofria de abusos sexuais por parte do avô. Entretanto ganhou-lhe gosto e necessitava de se auto-violar, diariamente.
Argolas devido à fome insaciável e bestalesca por " Argoletitaszz cobiertaszz de sucré mascavaditó", vulgo Donuts.
Lourenço e seus companheiros reuniram-se, um belo dia, à volta de uma mesa redonda, ficaram mais tarde até, conhecidos pelos Cavaleiros da Távola Redonda.
Seus nomes artísticos, ou heterónimos, são Xô Jasão, Miérculess, Ahdónisz, Thhhaléssz, Merlonessz.
Foi este o resultado dessa bela reunião:

" Hino to Paradise Brandoa"

Brandoa, terra da minha vida
luz do meu olhar,
És tudo para mim
Não me canso de te amar!

Amar é fogo
que arde sem se ver
porque se se visse não se sentia
e se se sentisse
não se via!

Foi no dia em que nasci
e que poisei os olhos em ti
de cima a baixo estremeci
Ai! Pelo amor da Sta. Tânia...
Nunca mais te esqueci

Do alto do morro,
no dia em que gritei " Socorro"
pelo vale abaixo corri
e pela framácia adentro m'embati

Com vidro na cara fiquei
nunca mais de lá o tirei.
Não foi por preguiça,
mas sim porque a minha perícia
me disse que mais tarde
esta marca me traria doce carícia!

Assim conheci Luzinete
essa morena de grossas nalgas e seios fartos.
Vivia num roulote
onde se deram seus belos partos.

Ao todo foram 30
Só 15 sobreviveram
mas hoje todos têm pinta
e rezam pelos que morreram.

Mas voltemos ao tema inicial
Viva a Brandoa
essa terra esplendroza
Brandoa a capital
do reino de Portugal!!

Viva a Brandoa
Viva!!
Urra urra!
Hip hip!
Eba eba!
Oba oba

2 Comments:

At 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Epá... Fogo pá! é que até 'tou emocionada pá! Escreves mesmo bem essas cenas pá! curto-te bué companheiro/a. Viva a Brandoa que eu também sou Brandoense e com muitos orgulhos pá!

 
At 2:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Moro em Alfornelos.Nem faço comentários!

 

Enviar um comentário

<< Home